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Conheça 5 dicas para melhora a taxa de conversão do seu site!


Não adianta muita coisa construir o site para uma marca e não conseguir converter os visitantes para uma ação desejada, certo? Dessa forma, pouco é possível obter lucros. Por essa razão, é fundamental ficar de olho na taxa de conversão, que indica a quantidade de pessoas que entram no seu site e realizam alguma ação desejada por você, como compra, download de material, assinatura etc., e aprender como aumentá-la.

Afinal de contas, um dos principais objetivos de um negócio é conseguir atrair o público. No entanto, nada adianta ter uma enorme quantidade de pessoas presentes no site se nenhuma delas é convertida em cliente. Em outras palavras, tráfego por si só não gera vendas e audiência não paga boletos.

É justamente por isso que separamos esse post com dicas para você aprender como aumentar a taxa de conversão e potencializar o sucesso e crescimento do seu site. Confira!


1. Utilize palavras-chaves

Quem trabalha com marketing digital já sabe o poder de usar as palavras-chaves. Isso porque não adianta investir tempo e recursos na produção de um conteúdo de qualidade se ele não tiver uma temática relevante para o público-alvo. Em outras palavras, leve em consideração a máxima de que não se pode querer abraçar o mundo. Assim, é fundamental saber quais são as palavras-chave mais buscadas pelo seu público e produzir conteúdo com base nelas.

Isso, além de tudo, serve para melhor posicionar seu site nos principais buscadores online, como o Google. Afinal, considere também que mesmo que você consiga fazer um excelente conteúdo, não vale muito se ele não for encontrado pelas pessoas, correto? Fazer uso de palavras-chave também oferece a vantagem de melhor posicionar seu site e aumentar a visibilidade para seu negócio.


2. Seja criativo

Como estamos falando do mundo dos negócios, é natural que haja muita competitividade. Então, do mesmo modo como você pode melhor posicionar seu conteúdo com ajuda de palavras-chave, sua concorrência também vai. Ou seja, é preciso de mais dedicação para aumentar a taxa de conversão de leads. É necessário que o seu conteúdo tenha destaque diante dos outros para que seja escolhido.

Nesse caso, a criatividade entra como uma arma essencial. Então, procure por pessoas que saibam escrever textos, criar imagens e vídeos, fazer um bom design na página do site etc. Tudo isso para que o seu material conquiste a atenção dos leitores e sua marca passe a se relacionar com eles.

Infográficos

Se for para falar da produção de conteúdo diferenciada, capaz de engajar os leitores e sair na frente da concorrência, os infográficos não podem ficar de fora. Eles são fáceis de compartilhar e de serem compreendidos, além de serem atrativos visualmente. Ou seja, a partir da união de textos e imagens você consegue reunir um material rico para inserir em seu site.

E ainda, não abra mão de acompanhar as tendências de consumo. Por exemplo, os podcasts são uma tendência mundial — de acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), existem 2 mil podcasts exibidos com regularidade e acessados por meio de diferentes plataformas no país. Assim, que tal investir na produção desse tipo de conteúdo?

Para o seu site há ainda a opção de dar voz aos posts para aumentar o engajamento e a geração de leads, a chamada estratégia de Áudio Marketing. O mais interessante é que para o áudio ser liberado, o usuário precisa preencher o campo do e-mail. Dessa maneira, você consegue entendê-lo como alguém interessado pelo seu conteúdo e manter um relacionamento com ele para possível conversão futura.


3. Produza vídeos

Ao entender melhor sobre taxas de conversão, você vai perceber que quanto mais humanizada uma marca for, mais fácil os usuários podem aderir a ela, e isso se torna um diferencial muito atrativo no ramo. Por exemplo, quando uma empresa produz vídeos e mostra o rosto de alguém falando diretamente para o público-alvo, há uma maior aproximação entre os envolvidos.

Além disso, também há a opção de incluir seus próprios clientes para aparecem no vídeo e relatarem suas experiências. Muitas empresas optam por incluir depoimentos em forma de texto. Porém, como foi dito, os vídeos podem gerar uma identificação mais potente. E, ainda, quanto maior for o número de clientes se mostrando como cases de sucesso, maiores a chances de causar o efeito ‘’se todo mundo compra, deve ser bom’’.


4. Faça testes AB

Os testes AB são estratégias essenciais no mundo do marketing digital para avaliar qual versão apresenta maior adesão do seu público-alvo. Até porque devemos procurar focar sempre no que mais agrada os usuários, não é mesmo?

Como uma simples alteração na cor e, até mesmo, na posição dos elementos pode interferir na quantidade de conversões geradas, investir nos testes AB é uma ação bastante válida. Assim, adicione as variáveis e depois analise qual versão obteve um melhor desempenho.


5. Transmita um senso de urgência

Com o avanço da tecnologia e democratização dos meios de comunicação, é muito comum que as pessoas lidem diariamente com um turbilhão de informações. Apesar das vantagens desse processo, ele também tornou a sociedade muito mais ansiosa e com necessidade de urgência constante. Isso quer dizer que se o seu público-alvo sentir que você não oferece a rapidez que ele procura, facilmente você é trocado por outro que preenche essa lacuna.

Então, percebeu que para aumentar as taxas de conversão do seu site, transmitir um senso de urgência é essencial? Por isso, você deve criar estratégias para mostrar que ao fechar o negócio com você, o cliente toma uma boa decisão. Afinal, o senso de urgência estimula alguém a tomar uma decisão naquele momento e que depois pode ser tarde. Ofertas de vagas limitadas e cupons de descontos são bons exemplos disso.

Por fim, não se pode esquecer que para que tudo isso funcione corretamente, contar com profissionais especializados, como uma agência de marketing, é essencial para otimizar a taxa de conversão do site. Até mesmo porque você não quer desperdiçar tempo e recursos com ações de resultados lentos e incertos, não é mesmo?

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